TERCEIRO DIA DO I ENCONTRO DAS CMAI DA CIM DOURO
Está cumprido o terceiro dia do I Encontro das CMAI da CIM Douro. Carmen Garcia, Enfermeira, em representação do projeto ALICE e Rita Bessa, em representação da APAV, foram as oradoras convidadas para este terceiro período de trabalho e partilha multidisciplinar.
Carmen Garcia, Enfermeira em representação do projeto ALICE, parceria entre a empresa Decsis e a Universidade de Évora, destinado a apoiar e capacitar idosos e cuidadores informais através da utilização de inteligência artificial, alertou para a importância de não se cair no paternalismo, pois a pessoa idosa tem o direito de fazer as suas escolhas.
A realidade atual obriga a que seja repensada a forma como o apoio domiciliário é prestado, alargando as valências do mesmo, por forma a garantir, por exemplo, a estimulação cognitiva.
Para Carmen Garcia é importante envelhecer em casa o máximo de tempo possível.
Rita Bessa, em representação da APAV, abordou a violência sobre o idoso, destacando que entre 2022 e 2034, as sinalizações à APAV aumentaram 5% .
Rita Bessa explicou que o idadismo é uma forma de violência contra a pessoa idosa, a qual pode ser de natureza física, sexual e/ou psicológica.
Na missão coletiva de proteger "o papel principal é meu. É seu. É de todos.”
Cada Comissão Municipal de Apoio ao Idoso é constituída por uma equipa multidisciplinar, cujo trabalho é orientado em função da promoção e defesa dos direitos do idoso, da prevenção e resposta a situações de vulnerabilidade, que possam comprometer a segurança, a saúde e o bem-estar da pessoa.
O nosso compromisso é com as pessoas e, por isso, a Comissão Municipal de Apoio ao Idoso do Peso da Régua irá permanecer atenta aos idosos do concelho, por forma a agir, sempre que possível, por prevenção.