I ENCONTRO DAS COMISSÕES MUNICIPAIS DE APOIO AO IDOSO DA CIM DOURO
O segundo dia de trabalhos, no âmbito do I Encontro das Comissões Municipais de Apoio ao Idoso da CIM Douro , coincidiu com o Dia Internacional do Idoso, o que sublinha a importância de iniciativas capazes de promover o bem-estar e a dignidade da pessoa idosa.
A emoção marcou o arranque deste dia, tendo os participantes sido confrontados com duas realidades antagónicas, sob o tema NA MINHA VELHICE NÃO ME ABANDONES. Um primeiro vídeo mostrou a ausência da família na velhice, com o sentimento de tristeza muito vincado. Em oposição, o segundo vídeo mostrou a diferença que o afeto faz na vida da pessoa idosa.
Helena Reis, professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Comunicação da Universidade de Coimbra, focou a sua abordagem nas estratégias adaptativas, face a novos perfis e a novas realidades oriundas do envelhecimento.
A especialista alertou para a necessidade de construção de um plano individual de continuidade de cuidados, bem como de investimento num modelo de intervenção mais preventivo, com vista a cuidados mais humanizados, centrados na pessoa.
As pessoas são a nossa maior riqueza. Por isso, garantir qualidade de vida à pessoa idosa é imperativo. O trabalho social em rede, adequado às necessidades prementes da sociedade atual, é a forma de garantir à pessoa idosa, a qualidade de vida a que tem direito. Esta é uma responsabilidade coletiva!