PESO DA RÉGUA HOMENAGEIA AUTARCAS DA CIM DOURO
PESO DA RÉGUA HOMENAGEIA AUTARCAS DA CIM DOURO
CERIMÓNIA EXTENSIVA A AGUSTINA BESSA-LUIS, À CONFRARIA DOS VINHOS DO DOURO E AOS FUNCIONÁRIOS DA AUTARQUIA
No dia em que Peso da Régua completou 38 anos de elevação a cidade, a Câmara Municipal distinguiu pessoas e entidades, cujo contributo tem sido fundamental para o desenvolvimento do Peso da Régua e do Douro. Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, marcou presença na cerimónia, sublinhando a importância do reconhecimento do trabalho autárquico.
MEDALHA DE BONS SERVIÇOS aos funcionários da Câmara Municipal, que no ano civil de 2022 completaram 25 anos de serviço;
MEDALHA DE MÉRITO à Confraria dos Vinhos do Douro, pela relevância do trabalho desenvolvido na promoção do território;
MEDALHA DE HONRA a título póstumo a Agustina Bessa-Luís pela relevância da obra da escritora e pelo contributo da mesma para a promoção do nosso território, imortalizando-o nas páginas dos inúmeros livros que escreveu;
CHAVE DA CIDADE aos Autarcas que constituem a Comunidade Intermunicipal do Douro, com enfoque na parceria ativa que garantiu o sucesso da candidatura a Cidade Europeia do Vinho 2023, bem como à Comunidade Intermunicipal do Douro pela importância do trabalho desenvolvido no âmbito da CIM, em prol da região e das pessoas.
No âmbito desta cerimónia foram entregues os prémios aos vencedores da terceira edição do Prémio Nacional de Conto João de Araújo Correia: 1.º lugar – “Há prilampos na lua?”, da autoria de Ana Ferreira e Menção Honrosa a Manuel Armindo Terra Catumba, pelo conto “Nove e Meio”.
José Manuel Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua congratulou-se com o percurso cumprido, agradecendo o contributo de todos os que nos antecederam, mas também aos que presentemente trabalham em prol de Peso da Régua e das pessoas.
O Presidente da Câmara Municipal referiu-se a 2023 como um ano que ficará na história de Peso da Régua e do Douro, sublinhando o fato de o Douro ser Cidade Europeia do Vinho, “uma oportunidade única de afirmação da identidade deste território no Mundo, da história secular, que nos distingue e da qual nos devemos orgulhar”.
Da vontade dos Autarcas que integram a CIM Douro resultou o projeto Cidade Europeia do Vinho. A cada um deles, José Manuel Gonçalves agradeceu a coragem, o trabalho, o empenho e a dedicação.
Uma palavra de particular apreço aos funcionários da Câmara Municipal do Peso da Régua que completaram 25 anos de serviço.
O reconhecimento do trabalho em prol do Douro foi extensivo, nas palavras do Autarca, à Confraria dos Vinhos do Douro e a Agustina Bessa-Luís, uma figura incontornável e indissociável da cultura e da história do Douro e de Portugal.
Mónica Baldaque, filha de Agustina Bessa-Luís, agradeceu a homenagem prestada pela Câmara Muninicipal a sua mãe, sublinhando a relação que a mesma sempre teve com Peso da Régua e ao Douro.
Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, no discurso de encerramento, evidenciou a relação de cooperação que mantem com a CIM Douro, sublinhando que é difícil ser Autarca e colocando o enfoque na importância da descentralização.
A cerimónia de condecoração municipal contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal do Peso da Régua, Artur Andrade e do Presidente da CCDR-N, António Cunha, entre outras individualidades.