Centro Escolar de Godim já arrancou
22 de Julho de 2009
Centro Escolar de Godim já arrancou
Melhor Educação, Mais Futuro
Quatro meses após o início da construção do Centro Escolar do Peso da Régua EB1 + JI, a Câmara Municipal arrancou com o segundo Centro Escolar do concelho: o Centro Escolar de Godim EB1 + JI.
A criação do Centro Escolar de Godim EB1 + JI garante a continuidade de investimento em equipamentos escolares modernos com espaços pedagógicos adequados e necessários à acção lectiva qualitativa.
O Centro Escolar de Godim EB1 + JI, dotado com 22 salas de aula, foi adjudicado pelo valor de 2.641.265,87€, tendo um prazo de execução de 12 meses.
Com a criação do Centro Escolar de Godim EB1 + JI serão centralizadas num único espaço as EB1 de Vinhós, Sedielos, Moura Morta, Loureiro, Fontelas e Godim assim como o Jardim-de-infância de Godim. Tendo como referência a localização das EB1 das freguesias que serão abrangidas pelo Centro Escolar de Godim EB1 + JI, todos os alunos estarão a menos de 30 minutos deste.
O Centro Escolar de Godim EB1 + JI centralizará no mesmo espaço diferentes valências, como biblioteca, sala de informática, ginásio, polidesportivo, mediateca, recreio e cantina, de forma a tornar completa a formação intelectual e física dos alunos, promovendo-se a interacção e a sociabilização entre eles, bem como maior igualdade no acesso ao ensino. Desta forma, será ainda possível melhorar as condições de trabalho dos docentes e dos auxiliares de educação.
A volumetria proposta sugere um corpo principal em forma de “U”, correspondente aos espaços de ensino e de apoio da escola, que se liga a um outro corpo, o do ginásio. No centro de toda a volumetria proposta, desenvolve-se o recreio da escola, que em conjunto com a existência de muros cria uma privacidade no interior da mesma, despertando sensações de conforto e recato. A partir do ginásio, onde se centrarão todas as actividades desportivas, far-se-á a ligação com o polidesportivo já existente.
A partir do átrio principal, o acesso à sala polivalente será imediato e os restantes espaços acessíveis a partir de corredores.
A escola e o ensino não se esgotam dentro da sala de aula, sendo o espaço exterior fundamental para a sua harmonia com o espaço envolvente. Assim, o espaço exterior deste Centro Escolar será dotado de zonas equipados para brincar e conviver, adequadas às exigências das práticas didáctico-pedagógicas, funcionando como actividade educacional fora da sala de aula.
O processo de ensino/aprendizagem deve ser considerado factor de desenvolvimento, assente na promoção de igualdade de oportunidades para os jovens em idade escolar. Essa é uma das prioridades assumidas pela Câmara Municipal do Peso da Régua que, continuamente, investe na criação de melhores de condições de ensino/aprendizagem.