Centro Escolar Peso da Régua + JI já arrancou
17 de Março de 2009
Centro Escolar Peso da Régua + JI já arrancou
Espaço degradado vai desaparecer do centro da cidade
16 de Março de 2009 é, simultaneamente, um ponto de chegada e de partida, no que concerne ao desenvolvimento sustentado que o Executivo Municipal pretende para Peso da Régua, bem como a objectivos intermédios concretizados, fundamentais na prossecução dos objectivos gerais, que, neste caso particular, assentam na instalação do Centro Escolar Peso da Régua EB1 + JI.
O ponto de chegada coincide com a preparação dos trabalhos de demolição da ex- Manutenção Militar, um compromisso assumido por Nuno Gonçalves em prol da qualidade de vida que é necessário garantir em Peso da Régua.
Em cumprimento do Programa Nacional de Requalificação da Rede do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-escolar, o ponto de partida coincide com o início da obra do Centro Escolar Peso da Régua + JI. Garantir a igualdade de oportunidade de acesso a espaços educativos de dimensão e recursos adequados ao sucesso educativo são objectivos principais.
O Centro Escolar Peso da Régua + JI, dotado com 22 salas de aula, cujo valor de adjudicação é de 3.128.252,91€, com prazo de execução de 12 meses, será constituído por dois corpos principais que se ligarão através de um terceiro corpo, evidenciado no segundo piso, que fará a aproximação à estrada, oposta à linha de comboio.
O primeiro corpo, paralelo à linha de comboio e com dois pisos, centrará os espaços de ensino, com a distinção necessária entre o espaço correspondente à EB1 e ao Jardim de Infância.
O segundo, em forma de “L” e com um só piso, corresponderá aos espaços de apoio geral relacionados com o pessoal não docente, refeitório/sala polivalente e desporto.
O terceiro corpo, transversal aos já referidos, centrará os espaços de apoio relacionados com o pessoal docente, a mediateca, o átrio principal e o ginásio.
No centro desenvolver-se-á um espaço destinado ao recreio, em dois níveis, um dos quais com ligação directa ao campo de jogos polidesportivo coberto, sempre afastado das estradas e linha do comboio, que ladeiam a área onde o Centro Escolar está a ser construído.
Convicto da importância do Centro Escolar EB1 + JI, Nuno Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua, sublinha que a resolução do impasse em que a ex-Manutenção Militar se tinha transformado, associada ao início efectivo da obra, reflecte a postura do Executivo Municipal que, desde início, considerou a Educação e a criação de condições para o desenvolvimento da qualidade do ensino no concelho, uma grande prioridade.
Acreditar neste desafio, enquanto realidade edificada, é acreditar que é sempre possível fazer melhor, procurando que os benefícios se estendam a todo o concelho do Peso da Régua.
A concretização do Centro Escolar é a resposta afirmativa que se pretendia, em resultado do esforço que tem sido feito.
16 de Março de 2009 corresponde à mudança para um maior e mais profundo desenvolvimento, mas também para a diminuição das desigualdades e injustiças sociais, económicas e culturais, de que resultará mais progresso e bem-estar.