Município Peso da Régua

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Nos dias 29 e 30 de setembro, Peso da Régua promoveu mais uma edição da Festa das Vindimas.

O cais fluvial da cidade voltou a ser o palco principal de diversas iniciativas lúdicas, que rechearam uma programação identificada com este período emblemático da região.

As festividades iniciaram-se com uma arruada pelo Grupo Godibombos, que deram o mote para a abertura da Feira de Artesanato, onde vários artesãos promoveram o que de melhor se faz ao nível de arte popular no concelho, em homenagem ao Douro e às suas gentes.

A par desta iniciativa, durante dois dias e em pleno rio Douro, teve lugar o Grande Prémio da Régua em Jet Ski e Motas de Água, a contar para o Campeonato Nacional de Aquabike, com os diversos pilotos a fazerem as delícias dos amantes de desportos náuticos.

Para o final do primeiro dia de festa, estava reservado um jantar tradicional de vindima, com comida típica, acompanhado pelo baile das vindimas.

No segundo dia, a Missa das Vindimas foi celebrada na Igreja Matriz do Peso da Régua, tendo sido presidida pelo Arcipreste Luís Marçal. Integrada na Festa das Vindimas, esta iniciativa cumpriu, uma vez mais, a tradição de celebrar a labuta de um ano inteiro, o mistério da transformação do suor em vinho, fazendo votos para que a colheita compense o esforço despendido ao longo de meses de árduo trabalho. De Peso da Régua para o mundo, a TVI transmitiu a Missa das Vindimas para mais de um milhão de telespectadores.

A tradição associada à época voltou a ser cumprida, com a Associação de Amigos Abeira Douro a servir a Sopa das Vindimas, bem como o arroz de feijão e pataniscas de bacalhau, deliciando, deste modo, os paladares mais exigentes. Logo de seguida, o 17º Festival de Folclore das Vindimas, organizado pelo Rancho Folclórico e Recreativo de Godim, animou a tarde de domingo, com danças e cantares que enalteceram os costumes e tradições que marcam a história da cidade e da região.

As atividades encerraram com a cerimónia de entrega de prémios da prova referente ao Campeonato Nacional de Aquabike, que se desenrolou ao longo do fim de semana. Na cerimónia esteve presente José Manuel Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua, que assinalou a realização de mais um evento desportivo de relevo e com reflexos para o concelho.

A edição de 2018 da Festa das Vindimas foi uma organização conjunta da Câmara Municipal do Peso da Régua, da Associação de Amigos Abeira Douro, do Rancho Folclórico e Recreativo de Godim e da Federação Portuguesa de Motonáutica.