Município Peso da Régua

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Notícias recentes

As Piscinas Municipais do Peso da Régua abriram as portas ao Festival de Escolas de Natação. A iniciativa, que decorreu no dia 1 de abril, contou com a participação de 11 equipas e 227 nadadores, um número record de participantes, que encheu de orgulho os organizadores da prova, um sinal de que está em pleno crescimento o gosto pela prática da natação no concelho e na região.
Os jovens reguenses foram os mais medalhados, com um total de 39 pódios: 15 atletas classificados em primeiro lugar, 12 atletas classificados em segundo lugar e 12 atletas classificados em terceiro lugar.

Continuar...

Continuando a reconhecer a importância do Empreendedorismo enquanto ativo fundamental para o aumento da competitividade do tecido empresarial reguense e o crescimento da economia de base regional e local, o projeto CLDS 3G do Peso da Régua, que tem como entidade promotora a Santa Casa da Misericórdia do Peso da Régua, está a organizar o II Concurso Municipal de Ideias de Negócio, com a colaboração da Câmara Municipal do Peso da Régua e em parceria com o Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo e a ACIR. Tal como no ano anterior, o concurso é constituído por duas categoriasjovens estudantes, residentes no concelho do Peso da Régua, com idade mínima de 15 anos e a população reguense em geral, não estudante e com idade mínima de 18 anos.

O Concurso Municipal de Ideias de Negócio supramencionado realizar-se-á no dia 14 de maio de 2017, contemplando quatro fases:

Fase 1 (De 20 de março a 14 de abril) – Divulgação do regulamento do concurso e receção das ideias de negócio.

Fase 2 (De 15 a 23 de abril) – Seleção das ideias mais competitivas e inovadoras a apresentar ao Júri.

Fase 3 (24 de abril) – Afixação dos resultados no site e redes sociais do projeto CLDS 3G, do Município do Peso da Régua, bem como das restantes entidades parceiras do evento.

Fase 4 (14 de maio) – Sessão de apresentação das ideias pré-selecionadas ao Júri e divulgação dos vencedores.

As candidaturas deverão ser submetidas até às 18h00 do dia 14 de abril de 2017 para o projeto CLDS 3G, através do correio eletrónico  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Regulamento ( 470 KB) 

Formulário  ( 3,23 MB)

O Município do Peso da Régua assinalou o Dia Internacional da Mulher com uma homenagem às atuais funcionárias do mesmo, num total de 160 mulheres. No último ano do mandato, Nuno Gonçalves quis agradecer, de um modo especial, às mulheres que contribuem diariamente para que Peso da Régua seja um concelho de referência. O Autarca fê-lo de um modo sentido, sublinhando os diferentes papéis da mulher na sociedade portuguesa. Nuno Gonçalves agradeceu o trabalho, mas, sobretudo, a dedicação das mulheres que, na sua maioria, o acompanharam ao longo dos últimos doze anos, ajudando ao projeto coletivo de fazer de Peso da Régua um concelho melhor.
A cerimónia decorreu no Auditório Municipal do Peso da Régua.

Continuar...

A Câmara Municipal do Peso da Régua arranca com a primeira edição do Orçamento Participativo, uma medida que pretende estimular a participação dos cidadãos na definição de um trabalho orientado para o futuro do concelho. As sessões de divulgação nas freguesias começam a 29 de janeiro, em Sedielos. O Orçamento Participativo afeta a verba de 120 mil euros.

Depois de Sedielos, as sessões decorrerão de acordo com o seguinte calendário:

Continuar...

Manda a tradição que se cantem as Janeiras porta a porta, com quadras dedicadas aos senhores da terra. Em Peso da Régua, a tradição cumpriu-se, com a realização do XIV Encontro de Janeiras. O emblemático Teatrinho abriu as portas para receber dezenas de pessoas, que se juntaram para saudar o novo ano.

Continuar...

Durante largos anos, a população ambicionou a requalificação da estrada que faz a ligação a Covelinhas. A expensas próprias, a Câmara Municipal do Peso da Régua está a dar resposta a essa necessidade, executando a obra faseadamente. Até ao momento foram intervencionados  3 Km, os quais são atualmente percorridos de um modo mais cómodo e seguro.

Continuar...

Peso da Régua aposta na consolidação do território

A Assembleia Municipal do Peso da Régua aprovou por larga maioria o Plano e Orçamento para 2017, o qual marca a conclusão de mais um ciclo autárquico, o terceiro consecutivo com a mesma liderança e gestão.
Tal como se verificou nos anteriores, o trabalho deste período foi orientado em função do objetivo primordial de melhorar a qualidade de vida dos Reguenses, tendo, nesse sentido, sido aproveitadas todas as oportunidades, que se traduziram em benefícios reais.

Continuar...

A DRAPN e a CCDRN/Missão Douro irão promover sessões de esclarecimento relacionadas com a Reestruturação da Vinha na Região do Douro e o Programa VITIS.

Continuar...

Pelo décimo-segundo ano consecutivo, o Município do Peso da Régua organizou, de 11 a 18 de dezembro, o Natal Sénior nas freguesias. Sob o espírito de Natal, os seniores do concelho juntaram-se e celebraram a festa da família. Doze anos depois, o Município do Peso da Régua continua a estar mais perto daqueles que deram o melhor de si ao concelho e a quem Nuno Gonçalves agradeceu esse contributo fundamental.

Continuar...

A Câmara Municipal do Peso da Régua e a Associação Comerial e Industrial dos Concelhos de Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião e Mesão Frio juntaram-se para tornar o Natal dos reguenses mais mágico. A aposta volta a ser feita no comércio tradicional, incentivando as pessoas a comprar em Peso da Régua.

Continuar...

De 21 a 25 de novembro, as Piscinas Municipais do Peso da Régua comemoraram o quinto aniversário. Esta foi uma semana dedicada a todos os reguenses, que usufruíram gratuitamente de um conjunto de aulas temáticas, atividades únicas e momentos marcantes de partilha, amizade e atividade física.

Continuar...

Apoio ao desagravamento fiscal mantem-se

A Assembleia Municipal do Peso da Régua aprovou por maioria a proposta apresentada pela Câmara Municipal para fixação da taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis, derrama e I.R.S. para 2017. O apoio ao desagravamento fiscal das famílias reguenses mantem-se.

Continuar...

Câmara Municipal aprovou Carta de Princípios

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade a Carta de Princípios e Normas de Participação do Orçamento Participativo a implementar no ano de 2017.
O Orçamento Participativo do Município de Peso da Régua é uma iniciativa da Câmara Municipal que pretende aprofundar a recolha de contributos das instituições e dos cidadãos, na discussão e elaboração do orçamento público municipal.
Um dos objetivos desta medida é consolidar a ligação entre a autarquia e os seus munícipes e, consequentemente, aperfeiçoar a qualidade do processo democrático local.

Continuar...

Cinco anos após terem aberto ao público, as Piscinas Municipais do Peso da Régua foram distinguidas com o certificado de qualidade atribuído pela Federação Portuguesa de Natação. A avaliação da Federação incidiu na escola de natação (nível inicial) – liderança/coordenação; planeamento; recursos humanos; recursos materiais; parcerias; processo formativo; resultados (ensino- aprendizagem e clientes), reconhecendo e destacando o trabalho exemplar feito em cada uma destas áreas. A distinção das Piscinas Municipais do Peso da Régua foi feita no âmbito da Gala promovida pela Federação Portuguesa de Natação, no dia 5 de novembro, no Porto.

Continuar...

Peso da Régua entre municípios subscritores

Um ano após a assinatura do protocolo de intenções no qual vários municípios manifestaram o interesse em aderir ao maior projeto turístico de Portugal, que une as cidades de Chaves a Faro, foi celebrada, no dia 5 de novembro, em Santa Marta de Penaguião, a escritura pública de constituição da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2. A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, e de representantes de vinte e um municípios.

A Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 tem como objetivo principal aproveitar todas as potencialidades da EN2 ao nível económico e turístico, valorizando e dinamizando as localidades que a mesma abrange.

Continuar...

Por uma cidade mais limpa

O Município do Peso da Régua tem vindo a implementar medidas com vista a garantir melhor qualidade de vida aos munícipes, no que diz respeito à limpeza das ruas da cidade, procurando dar resposta plena às necessidades dos reguenses.

A rua dos Camilos era, desde há muito tempo, um problema identificado pela Associação Comercial, para o qual o Município procurou a melhor solução.
A partir de determinada hora, era comum verem-se sacos de lixo acumulados na rua, o que em nada contribuía para o asseio da cidade, nem tão pouco dignificava a imagem da mesma.
Da articulação feita com a Associação Comercial e depois da consulta aos seus associados, o Município procedeu à colocação de ecoponto junto à Casa do Douro.

Continuar...

A APDL está a elaborar um Plano de Gestão de Resíduos para a Via Navegável do Douro que permitirá disciplinar a gestão de toda a via e, por conseguinte, incrementar a qualidade da imagem turística, com vista à sustentabilidade territorial.
Esta iniciativa da entidade gestora vem dar resposta às situações de acumulação de resíduos nos cais, a maioria dos quais provenientes das embarcações que os utilizam.
Um dos casos que exige solução mais urgente é o cais da Régua, cujo depósito de lixo continua a constituir um problema para o município, apesar dos esforços já encetados quer pela APDL, quer pela autarquia, para a resolução do problema.

Continuar...

O Município do Peso da Régua, em parceria com a Associação Amigos Abeira Douro e o Rancho Folclórico e Recreativo de Godim, promoveu a Festa das Vindimas. O Cais da Régua voltou a ser o palco principal de inúmeras atividades temáticas.
A Missa das Vindimas foi celebrada na Igreja Matriz do Peso da Régua e transmitida em direto pela TVI. Mais uma vez, Peso da Régua apresentou-se ao país com a força da história que nos identifica.
A Associação Amigos Abeira Douro repôs a tradição da Sopa das Vindimas. Além da sopa, o arroz de feijão e as pataniscas de bacalhau deliciaram os paladares mais exigentes.

Continuar...

Reabertura da E.B. 2,3 marca ano letivo

15 de setembro marca o início do ano letivo 2016/17, em Peso da Régua, o qual fica, indubitavelmente, marcado pela reabertura da E.B. 2,3. Os alunos voltaram à Escola, acompanhados pelos pais e encarregados de educação e juntos constataram as excelentes condições de que o estabelecimento de ensino está dotado. A requalificação da E.B.2,3 corresponde a um investimento de cerca de 5 milhões de euros, com a comparticipação de FEDER, na ordem dos 4 milhões.
Depois de criados os Centros Escolares e da requalificação da Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia, o Município do Peso da Régua investiu na requalificação da E.B. 2,3,

Continuar...

Valença do Minho foi o destino da décima-primeira edição do Passeio Sénior, promovido pelo Município do Peso da Régua. Cerca de 2.000 seniores participaram na iniciativa.
O Passeio Sénior insere-se na política social do Município do Peso da Régua que avança com a missão de continuar a promover a qualidade de vida dos munícipes, dando particular enfoque às necessidades dos seniores.

Continuar...