Município Peso da Régua

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Notícias recentes

O Município do Peso da Régua tomou conhecimento através de publicação feita na página pessoal do organizador da EDP Meia Maratona do Douro Vinhateiro, no Facebook, de que a mesma, em 2018, não se realizará em Peso da Régua.
Prontamente, o Município solicitou à Global Sport esclarecimento sobre esta tomada de posição, estando, nesta altura, a aguardar resposta.

Continuar...

José Manuel Gonçalves trouxe garantidas que o encerramento da linha do Douro será apenas por três meses.

José Manuel Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua, reuniu ontem com o Secretário de Estado das Infraestruturas de Portugal Guilherme d'Oliveira Martins, bem como com os responsáveis pela CP – Comboios de Portugal.
Em cima da mesa esteve o encerramento temporário do troço entre Caíde e Marco de Canavezes, com vista à execução de obras de modernização da linha, sem os condicionalismos da passagem dos comboios.

Continuar...

Autarquia reguense homenageou Camilo de Araújo Correia

A 30 de outubro passaram 10 anos sobre o falecimento de Camilo de Araújo Correia. Pela sua importância para o concelho e para os reguenses, a Câmara Municipal do Peso da Régua considerou ser de elementar justiça recordá-lo, homenageando-o. Foi com esse propósito que na passada segunda-feira se juntaram, no Teatrinho, largas dezenas de reguenses.

Continuar...

Prioridades definidas para os próximos quatro anos

A cerimónia de tomada de posse dos membros para a Câmara Municipal e Assembleia Municipal do Peso da Régua, para o mandato 2017 - 2021, decorreu no passado dia 20 de outubro, no Auditório Municipal do Peso da Régua. Centenas de reguenses marcaram presença.

Continuar...

Teve lugar a 9 de setembro, a assinatura de protocolo entre a Câmara Municipal do Peso da Régua, a Federação de Andebol de Portugal e a Associação Desportiva de Godim, com vista à organização, em Peso da Régua, da Final 4 da Taça de Portugal Seniores Masculina, nos dias 26 e 27 de maio de 2018. A cerimónia decorreu no Auditório Municipal do Peso da Régua e contou com a presença de José Manuel Gonçalves, Vice-Presidente da Câmara Municipal, Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal e Miguel Ângelo Alves, Presidente da Associação Desportiva de Godim.

Continuar...

No ano em que se comemora o centenário das aparições de Fátima, foi este o destino escolhido para o Passeio Sénior 2017. Cerca de 2000 seniores reguenses marcaram presença.
O Passeio Sénior é uma das iniciativas sociais mais relevantes em Peso da Régua, considerando a importância do combate ao isolamento social e da promoção de oportunidades de convívio entre os seniores. Esta é também uma forma de agradecimento pelo contributo dado ao longo da vida para o engrandecimento do concelho. Cada participante no Passeio Sénior contribuiu, a seu modo, para que Peso da Régua seja um concelho onde se vive com orgulho.

Continuar...

ANO LETIVO 2017/2018
1.º Ciclo do Ensino Básico
(Livros para o 1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano)

A Câmara Municipal do Peso da Régua informa os encarregados de educação dos alunos do 1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano que no primeiro dia de aulas (dia 13/09/2017) vai oferecer a cada aluno, de cada Centro Escolar, os livros de atividades/fichas de trabalho das disciplinas curriculares.

Peso da Régua recebeu no passado fim-de-semana, a 4ª jornada do Campeonato Nacional de Jet Ski e Motas de Água 2017 em Circuito e a 3.ª jornada em Endurance, numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Motonáutica, do Município do Peso da Régua e do Moto Clube da Régua.
Num cenário único no país, o rio Douro voltou a dar mostras de ser uma pista excelente para a realização das provas.

Continuar...

De 28 a 30 de julho, Canelas voltou a transformar-se para evocar um passado que faz dela o berço do teatro em Portugal.

Na oitava edição, as Jornadas Medievais do Douro voltaram a recriar a doação feita por D. Sancho I, em agosto de 1193, de um pedaço de terra, em Canelas do Douro, a Bonamis e Acompaniado, jograis a quem o Rei tinha encomendado um arremedilho (peça de teatro). Com muita dedicação, Canelas explora o contexto histórico em que aconteceu a doação e recria a passagem do Rei por terras do Douro. As gentes de Canelas voltaram a surpreender pela forma como se organizaram, mostrando uma capacidade local que faz deste um projetor diferenciador.

Continuar...

As Férias 100% são um dos projetos de maior referência do Município do Peso da Régua, que ao longo da última década se empenhou em criar condições para que as nossas crianças, os nossos jovens sejam felizes. Atualmente, é bom ser-se criança em Peso da Régua, um sentimento que ganha uma dimensão maior em julho, um mês especialmente dedicado a juntar amigos e com eles se divertir. É esse o lema das Férias 100%.

Em 2017, este campo de férias teve cerca de 800 rostos, tantos quantos os participantes dos dois turnos, que aproveitaram ao máximo as oportunidades oferecidas. O programa cumpriu-se com atividades desportivas, culturais e sociais, indispensáveis para a formação e educação de cada criança. Foram dias repletos de animação, brincadeira e muitas surpresas, acompanhadas por monitores que supervisionaram de perto todas as atividades e apoiaram na aprendizagem de novas competências.

Continuar...

O Plano Diretor Municipal (PDM) de Peso da Régua foi alterado por adaptação, em resposta à obrigatoriedade que decorre do consagrado na Lei de Bases da Política de Solos, Ordenamento do Território e Urbanismo, que considera que deverão ser vertidos nos planos municipais o conteúdo dos planos especiais de ordenamento do território em vigor, no caso do território concelhio, o Plano das Albufeiras da Régua e Carrapatelo (POARC).

Continuar...

A 2ª Semana da Juventude e Desporto de Peso da Régua decorreu de 10 a 17 de junho.

Cerca de 1250 pessoas participaram ativamente nas propostas desportivas do Município, destacando-se, para além dos reguenses, cerca de três centenas de participantes de outros concelhos.

O primeiro dia desta grande iniciativa – 10 de junho, foi dedicado às crianças. O auditório exterior recebeu centenas de crianças que se dividiram entre jogos, insufláveis, karaoke, animação, na companhia de figuras da Disney.

Continuar...

A III Gala de Desporto de Peso da Régua realizou-se a 17 de junho. O Pavilhão Multiusos Municipal António Saraiva voltou a ser palco de um dos maiores eventos do ano.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Gala de Desporto de Peso da Régua distinguiu atletas nas categorias Atleta do Ano, Prémio Revelação, Prémio Dedicação, Prémio Incentivo, Equipa do Ano e Prémio Carreira. Este ano, a título excecional, foram homenageados atletas nas categorias de Árbitro do Ano e Piloto do Ano. As distinções reportam-se à época desportiva 2017/17.

A Gala de Desporto de Peso da Régua é uma iniciativa do Município em estreita parceria com os Clubes e Associações desportivas do concelho.

José Manuel Gonçalves, Vice-Presidente da Câmara Municipal enalteceu com orgulho o trabalho das Associações e dos Clubes, transversal a várias gerações de reguenses, do qual todos nos devemos orgulhar.

Continuar...

Nuno Gonçalves presidiu à cerimónia de abertura oficial da XX Feira do Livro do Douro, a qual decorrerá até 27 de maio, no recinto exterior da Biblioteca Municipal do Peso da Régua.
Para além do investimento na promoção do livro e da leitura, a Feira do Livro do Douro aposta numa programação cultural de qualidade com dança, moda, música, teatro e oficinas. O programa deste ano é especialmente vocacionado para o público infanto-juvenil, uma aposta clara no futuro.
A parceria com o Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia volta a proporcionar a vinda à Feira de todos os alunos do 1.º ciclo e ensino pré-escolar. A iniciativa alarga-se a todas as IPSS`s do concelho.
Raul Minh`alma, Thomas Bakk, Isabel Ricardo, Pedro Suarez e Daniel Completo são os escritores presentes na XX Feira do Livro do Douro. No palco do auditório ao ar livre da Biblioteca Municipal destacam-se os contos de António Fontinha, José Craveiro e Thomas Bakk, a música do Grupo de Gaiteiros de Monforte de Lemos, dos Hotteterre, da Academia de Música da Régua e de Daniel Completo, a dança das Dance Kids, a moda de R. Rolo, as marionetas da Companhia de Teatro Marionetas de Mandrágora e o teatro pela melhor companhia de teatro infantil do país – AtrapalhArte.
A abertura diária da Feira do Livro faz-se às 10H00. O encerramento é sempre às 24H00.

O Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Dr. João de Araújo Correia, Peso da Régua, participou no 12º encontro internacional de Clubes Europeus com o tema “Sharing is Caring” e na Parada Schuman, que tiveram lugar em Varsóvia, entre os dias 4 e 6 de Maio.
Esta iniciativa, realizada anualmente pela Fundação Polaca Robert Schuman, em parceria com a Fundação Evens, tem como objetivo incentivar os cidadãos europeus a participar ativamente no processo de unificação da Europa e na difusão do multiculturalismo e diversidade através da vivência e partilha dos valores da União Europeia.
Do programa constaram diversos workshops sobre a Europa e a União Europeia: identidade e importância de ser Europeu nos dias de hoje, valores da União Europeia, fragilidades da EU, o papel das Organizações Não Governamentais na defesa da cidadania europeia; assim como momentos de partilha sobre boas práticas e atividades dinamizadas nos diferentes clubes europeus dos dez países representados, espaços de discussão, bem como jogos e atividades lúdicas.
O Clube Europeu do AEJAC, dinamizado pela associação informal de alunos Avatar4ever, fez-se representar por dois alunos do 12º ano, turma A, Carolina Coelho e Nuno Araújo, acompanhados pela professora Martha Fernandes.
As múltiplas experiências vivenciadas ao longo destes dias por alunos e professores, assim como a vontade enorme de fazer a diferença na Europa enquanto cidadãos de um país mas, acima de tudo, enquanto cidadãos Europeus abrirão caminho a novas ideias e novas práticas, enriquecendo, desta forma, o trabalho fantástico que, diariamente, é realizado nos diferentes clubes europeus.

AVISO - OBRA EN2 - Ponte da Régua

Vimos por este meio informar que por impossibilidade de conclusão dos trabalhos necessários na EN2 - Ponte da Régua, a Infraestruturas de Portugal irá proceder a novo corte de trânsito da Ponte das 08h00 do dia 22 de maio até às 18h00 do dia 23 de maio.
Na certeza de que reconhecem a necessidade e importância da obra em curso, solicita-se a compreensão de todos.

O Município de Peso da Régua informa que, na próxima segunda-feira, dia 22 de maio de 2017, irão iniciar os trabalhos de reabilitação da rede de drenagem de águas residuais (saneamento) da zona do Peso. A empreitada inclui intervenção nas seguintes ruas:

Continuar...

As Piscinas Municipais do Peso da Régua abriram as portas ao Festival de Escolas de Natação. A iniciativa, que decorreu no dia 1 de abril, contou com a participação de 11 equipas e 227 nadadores, um número record de participantes, que encheu de orgulho os organizadores da prova, um sinal de que está em pleno crescimento o gosto pela prática da natação no concelho e na região.
Os jovens reguenses foram os mais medalhados, com um total de 39 pódios: 15 atletas classificados em primeiro lugar, 12 atletas classificados em segundo lugar e 12 atletas classificados em terceiro lugar.

Continuar...

Continuando a reconhecer a importância do Empreendedorismo enquanto ativo fundamental para o aumento da competitividade do tecido empresarial reguense e o crescimento da economia de base regional e local, o projeto CLDS 3G do Peso da Régua, que tem como entidade promotora a Santa Casa da Misericórdia do Peso da Régua, está a organizar o II Concurso Municipal de Ideias de Negócio, com a colaboração da Câmara Municipal do Peso da Régua e em parceria com o Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo e a ACIR. Tal como no ano anterior, o concurso é constituído por duas categoriasjovens estudantes, residentes no concelho do Peso da Régua, com idade mínima de 15 anos e a população reguense em geral, não estudante e com idade mínima de 18 anos.

O Concurso Municipal de Ideias de Negócio supramencionado realizar-se-á no dia 14 de maio de 2017, contemplando quatro fases:

Fase 1 (De 20 de março a 14 de abril) – Divulgação do regulamento do concurso e receção das ideias de negócio.

Fase 2 (De 15 a 23 de abril) – Seleção das ideias mais competitivas e inovadoras a apresentar ao Júri.

Fase 3 (24 de abril) – Afixação dos resultados no site e redes sociais do projeto CLDS 3G, do Município do Peso da Régua, bem como das restantes entidades parceiras do evento.

Fase 4 (14 de maio) – Sessão de apresentação das ideias pré-selecionadas ao Júri e divulgação dos vencedores.

As candidaturas deverão ser submetidas até às 18h00 do dia 14 de abril de 2017 para o projeto CLDS 3G, através do correio eletrónico  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Regulamento ( 470 KB) 

Formulário  ( 3,23 MB)

O Município do Peso da Régua assinalou o Dia Internacional da Mulher com uma homenagem às atuais funcionárias do mesmo, num total de 160 mulheres. No último ano do mandato, Nuno Gonçalves quis agradecer, de um modo especial, às mulheres que contribuem diariamente para que Peso da Régua seja um concelho de referência. O Autarca fê-lo de um modo sentido, sublinhando os diferentes papéis da mulher na sociedade portuguesa. Nuno Gonçalves agradeceu o trabalho, mas, sobretudo, a dedicação das mulheres que, na sua maioria, o acompanharam ao longo dos últimos doze anos, ajudando ao projeto coletivo de fazer de Peso da Régua um concelho melhor.
A cerimónia decorreu no Auditório Municipal do Peso da Régua.

Continuar...